quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dados Numéricos : Anorexia e Bulimia


A anorexia e bulimia nervosa crescem a cada ano, principalmente entre mulheres, particularmente meninas adolescentes, com incidência maior aos 16 anos. Pesquisas norte-americanas revelam que esses transtornos têm nas mulheres 90% de seu alvo. Estão se tornando muito comuns em homens e mulheres em outras idades. Porém, aparece em apenas 5 a 10% nos homens. Muitas vezes esses distúrbios ocorrem em membros de famílias com nível socioeconômico alto e médio e onde há conflitos constantes entre os familiares.

Estudos na década de 80 nos Estados Unidos revelaram que a anorexia nervosa como a terceira doença crônica mais comum entre as adolescentes mulheres (10 a 20 mulheres para 1 homem), só perdendo para asma e obesidade. A bulimia afeta de 1 a 5% dessa população, também mais freqüente na mulher.

A Bulimia afeta de 2% a 3% das mulheres entre 13 e 25 anos e metade delas sofre os sintomas mesmo cinco anos após as condições terem desaparecido.

Há uma estimativa de que 5% das mulheres em curso superior sofrem de anorexia e que 20% apresentam características da bulimia. Aproximadamente 50% dos anoréticos desenvolvem conseqüentemente a bulimia.

A incidência de anorexia nervosa aumentou nos últimos 30 anos tanto nos Estados Unidos como na Europa ocidental. No município de Moroe, Nova Iorque, uma taxa média de incidência anual de 0,35 por 100 mil pessoas na década de 60 aumentou para 0,64 por 100 mil na década de 70.Em Londres, o predomínio de anorexia nervosa foi um caso sério em aproximadamente 200 meninas de 12 a 18 anos na década de 70. As estimativas mostram que no Brasil 1 em cada 250 adolescentes sofre de anorexia. Nos EUA, essa taxa sobe para 1 em cada 100. Esses números são muito altos, e por esse motivo é necessário a conscientização da população mais jovem que sofre mais com os distúrbios alimentares.